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4 dicas de como conciliar o trabalho com a vida pessoal

É bastante comum que as pessoas coloquem o trabalho como prioridade em suas vidas, considerando que ele representa um conjunto de desafios, conquistas e sonhos. Contudo, em alguns casos, o trabalho pode acabar prejudicando sua rotina e, consequentemente, sua saúde. Por isso, separamos quatro dicas de como conciliar o trabalho com a vida pessoal.

  1. Tenha uma rotina planejada e saiba priorizar tarefas:

Devido aos dias corridos, podemos ter a impressão de que temos pouco tempo no dia para fazermos tudo o que é necessário. Esse pensamento está relacionado ao fato de que não temos uma rotina planejada, o que impossibilita o controle das tarefas diárias e a prevenção dos imprevistos, aumentando o estresse.

É importante criar hábitos. Para isso, o primeiro passo é ter a agenda como sua aliada. Escreva nela toda sua programação da semana, como o horário de trabalho, de atividades domésticas, de lazer e da atividade física.

Foto de uma mulher segurando um lápis e uma agenda, fazendo o seu planejamento do mês
Mulher usando uma agenda para fazendo o planejamento do mês

Tenha horários bem definidos e períodos para cada atividade, permitindo que seja possível manter o controle e foco. Quando temos todos os compromissos planejados, garantimos a oportunidade de analisar quais são mais urgentes, e quais podem ser feitos com mais tranquilidade. Por isso, defina o que é prioridade no seu dia, para que as tarefas menos importantes não atrapalhem a execução das tarefas essenciais. 

Com tudo planejado, você vai perceber que tem até mais tempo do que imaginava.

  1. Tenha momentos de respiro:

Em uma sociedade que valoriza a produtividade, é comum querermos estar o tempo todo ativos, principalmente no trabalho. Com isso, momentos que são reservados para a família, muitas vezes são atrapalhados por questões que estão relacionadas ao trabalho. 

Quando foi a última vez que você realmente descansou ao chegar em casa?  É importante que, se possível, trabalhe apenas no horário do seu expediente, não misturando sua vida pessoal.

Os momentos de descanso são importantíssimos para garantir uma boa qualidade de vida e garantir a disposição para o trabalho. Além dos finais de semana e das férias, é necessário realizar pausas entre uma atividade e outra. Isso permite que você continue com foco e siga o planejamento do dia da melhor maneira possível.

Foto de um homem e uma mulher assistindo televisão felizes
Casal assistindo televisão juntos no seu momento de lazer

Reserve um momento só para você, com sua família ou amigos. Seja uma viagem, passeio, leitura ou cozinhar aquela comida que mais gosta, o que realmente importa é que nesse momento você não pense no trabalho e curta o momento de lazer. 

  1. Cuide da sua saúde física e mental:

Apesar da agitação do dia-a-dia, é muito importante e necessário que você conquiste hábitos saudáveis. Cuidar da saúde diariamente ajuda a prevenir doenças. Ao contrário do que as pessoas pensam, não é preciso realizar atos mirabolantes para estar em dia com a saúde física e mental.

Manter sua garrafa de água sempre com você, te ajuda a consumir a quantidade mínima de 2 litros de água por dia. Esse simples hábito contribui para o bom funcionamento do organismo. 

Foto de uma mulher usando roupa de academia e tomando água
Mulher tomando água

Dormir, além de ser prazeroso depois de um longo dia de trabalho, também ajuda no bom funcionamento do corpo. Para ter uma boa noite de sono, você deve ter um horário fixo para deitar, não consumir alimentos pesados à noite e não usar estimulantes cerebrais, como o celular.

Pratique, ao menos, 30 minutos de exercício por dia. Mais do que benefício estético, a prática de exercícios libera a endorfina e reduz o estresse, a ansiedade, melhora o humor e ajuda a ter uma boa noite de sono, prevenindo doenças. 

Por fim, e o mais importante, faça exames regularmente para monitorar sua saúde. Além disso, o acompanhamento com um psicólogo pode ajudar você a resolver de forma mais fácil os problemas do dia-a-dia e, ainda, te ajudar a criar sua rotina. 

  1. Compartilhe responsabilidades:

Seja no trabalho ou em casa, muitas vezes temos o desejo de realizar todas as tarefas. Contudo, devemos lembrar que somos uma pessoa só e, muito provavelmente, não vamos dar conta de tudo. Essa atitude, além de gerar estresse e te sobrecarregar, também gera o sentimento de incapacidade. 

Foto com foco em uma mulher passando roupa. No fundo, há três crianças e um homem limpando o chão
Família ajudando nas atividades domésticas

Você deve se lembrar de que não está sozinho. Não é errado pedir ajuda. Seja no trabalho ou na sua vida pessoal, compartilhe responsabilidades, delegando atividades para outras pessoas que estão com a agenda mais tranquila. 

O SECHSEG se preocupa com o bem-estar dos nossos trabalhadores 

Conciliar o trabalho com a vida pessoal muitas vezes não é uma tarefa fácil. Porém é importante que empregadores e trabalhadores tenham atenção especial com o bem-estar.

Apenas com planejamento e conscientização é possível permitir que os trabalhadores tenham mais qualidade de vida. Isso só é viável quando existe equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.

Conte conosco na promoção de ações para o bem estar de todos.

Presidente, MARLOS LUZ
SECHSEG/FETHEGO-TO